Close
Rua Ismael Néri, 397 - Jardim França
(11) 5062-1107 fale@browniedare@.com.br
Mês do celíaco: conheça esse movimento

Você sabia? No dia 16 deste mês é o Dia Internacional do Celíaco. A partir disso, foi criada a campanha Maio Verde, um movimento que visa conscientizar sobre a condição celíaca e os diversos temas que existem em torno desse assunto, tais como vida social, alimentação, nutrição e saúde.

O projeto foi idealizado pela chefe funcional e fundadora do Brownie Da Rê, Renata Macena, portadora da doença, e pela E4, agência com foco em nutrição e bem-estar. Além disso, conta com a participação de médicos, empresas do segmento, comunidade celíaca e organizações.

Mas o que é a doença celíaca?

Uma patologia autoimune em que, ao ingerir o glúten, o indivíduo apresenta reações imunológicas contra essa proteína e uma intensa inflamação crônica da mucosa do intestino delgado, o que impede a absorção de nutrientes.

Algumas pessoas têm manifestações diferentes das outras, dependendo do grau da doença no seu organismo. Inchaço abdominal, diarreia, anemia, vômitos, queda de cabelo e dores de cabeça e articulares estão entre os sintomas.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença celíaca afeta 1% da população mundial, e no Brasil, segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), já atinge em torno de 2 milhões de pessoas.

Não pode consumir nada de glúten?

Quem possui a condição celíaca não pode consumir nenhum alimento que contenha glúten na lista de ingredientes, sendo que ele está presente em farinhas como a do trigo, cevada, centeio, malte, farelo e gérmen de trigo e farinha de rosca. Portanto, bolos, pães e sobremesas que levem esses itens são proibidos no cardápio celíaco.

E a contaminação cruzada?

A contaminação cruzada acontece no manuseio ou na preparação dos alimentos sem glúten quando há, de alguma forma, o contato com alimentos que contenham o glúten. Normalmente se dá por utensílios de cozinha ou forno compartilhados, recipientes, entre outras situações inseguras. Tenho alguém próximo com a condição celíaca.

Como ajudar?

  • Primeiramente, oferecendo apoio e compreensão.
  • Depois, ajudando com receitas seguras e livres de glúten ou até convidando para um café com quitutes livres de glúten #Dica: Brownie da Rê fica ótimo com café. 😊
  • Cuidados e carinho que fazem a diferença e auxiliam na rotina dessa pessoa!

Como cuidar?

Escolhendo opções que sejam confiáveis e 100% seguras e livres de glúten. Preparações com substituições como a fécula de mandioca, farinha de arroz, além disso, nutritivas e balanceadas que contribuam para os hábitos saudáveis.

O Brownie da Rê é orgânico e elaborado em um ateliê totalmente sem glúten, sem qualquer risco de contaminação.

Sobremesa deliciosa, com textura macia e crocante, ele é molhadinho!

Conheça o MAIO VERDE, participe, envolva-se e saiba mais. Clique aqui.

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *