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Dicas para cuidar da sua saúde mental!

A data 23 de setembro foi escolhida para ser o Dia de Combate ao Estresse. Trata-se de um dia exclusivo para conscientizar a todos sobre o mal que esta condição, quando em excesso, provoca nas dimensões física, mental, social e emocional. Por isso, nós separamos algumas dicas para você incluir no seu dia a dia a fim de cuidar de forma integrada da saúde mental e ser mais resiliente frente às situações de estresse cotidianas:

Busque por um hobby
Uma das formas de aliviar o estresse da rotina é encontrar uma atividade que lhe dê prazer, que seja divertida e despretensiosa, algo que você faça para si, sem compromisso ou regras.

Imponha limites
Você sabia que fazer as coisas apenas para agradar aos outros, indo contra a sua própria vontade, gera sobrecarga mental e ainda mais estresse? Aprenda a dizer não, por você e pela sua saúde mental, imponha limites quando perceber que o outro está esgotando lhe esgotando emocionalmente.

Inclua rituais de autocuidado na sua rotina
Ter um momento de pausa, no meio da rotina estressante, para cuidar de si é necessário, uma vez que promove bem-estar físico e emocional. Agende uma massagem relaxante, cuide da sua pele em casa, tenha um momento do dia para tomar uma xícara de café e ouvir uma música… Enfim! Qualquer coisa que lhe reconecte consigo mesmo!

Pratique algum exercício físico
Qualquer um vale: dança, ioga, musculação… O que importa é que você faça, mas com prazer! Isso porque o exercício físico libera uma série de substâncias que geram aumento da sensação de bem-estar e felicidade.

Tenha mais contato com a natureza
Isso é cientificamente comprovado! Hunter, Gillespie e Chen (2019) realizaram um estudo com 36 moradores de centros urbanos que, durante 2 meses, passaram, pelo menos três vezes por semana, 10 minutos ou mais em contato com a natureza. Os resultados demonstraram que os valores de cortisol salivar (o hormônio do estresse) tiveram queda de 21,3%/hora, além da queda diurna de 11,7%, após este contato. Algo simples, que gera benefícios a longo prazo para sua saúde! Pode ser uma volta no parque que já está valendo 😊

Tenha mais contato com a natureza

Isso é cientificamente comprovado! Hunter, Gillespie e Chen (2019) realizaram um estudo com 36 moradores de centros urbanos que, durante 2 meses, passaram, pelo menos três vezes por semana, 10 minutos ou mais em contato com a natureza. Os resultados demonstraram que os valores de cortisol salivar (o hormônio do estresse) tiveram queda de 21,3%/hora, além da queda diurna de 11,7%, após este contato. Algo simples, que gera benefícios a longo prazo para sua saúde! Pode ser uma volta no parque que já está valendo 😊

Coma mais chocolate amargo
Você sabia que o chocolate amargo contém l-triptofano e GABA? O primeiro é um aminoácido essencial para a síntese de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar, e o outro é uma substância responsável pelo relaxamento. Ou seja, ele pode ser sua dose diária de cuidado da saúde mental, assim, proporcionando redução do estresse e da ansiedade. E que tal incluir este alimento na forma de uma sobremesa saudável e deliciosa, como o Brownie da Rê? Ele é produzido de artesanalmente com o chocolate 75% cacau orgânico AMMA e com muitos outros ingredientes nutritivos para um momento de relaxamento beeem saboroso!

Essas foram algumas dicas para você começar a colocar em prática na rotina e, assim, ganhar muito mais saúde e qualidade de vida!

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